sexta-feira, 30 de março de 2018

BIBLIOTECA PARQUE MARIELLE FRANCO RETOMA SUAS ATIVIDADES

Em uma área de 2.300 m², com um acervo de 25 mil livros e 900 filmes em DVDs, foi reaberta, nesta quinta-feira (29/03/18), a Biblioteca Parque de Manguinhos, batizada com o nome de Marielle Franco, em homenagem à vereadora que lutou em defesa dos direitos humanos e viveu no Complexo da Maré.
Inspirada em experiências bem sucedidas de bibliotecas similares na Colômbia, a Biblioteca Parque foi inaugurada, em Manguinhos, em 29 de abril de 2010, como a primeira biblioteca parque do país.
A biblioteca é também um espaço cultural e de convivência, que oferece à população ampla acessibilidade, dispondo, ainda, do Cine Teatro Eduardo Coutinho, com capacidade para 200 lugares.
Participaram da cerimônia de reabertura o governador Luiz Fernando Pezão, a primeira dama do Estado, Maria Lúcia Horta Jardim, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, o secretário estadual de Cultura, Leandro Sampaio Monteiro, o deputado estadual e ex-secretário de Cultura, André Lazaroni, o vereador Tarcísio Motta e a família de Marielle Franco – os pais Marinete e Antônio Francisco da Silva e a viúva Monica Tereza Benício.
Muito emocionada, Marinete da Silva, agradeceu o carinho de todos e ressaltou que Marielle sempre acreditou em seus ideais e projetos sociais.
- Era uma gigante em tudo que fazia. Sempre trabalhou muito em todos os setores da sociedade. E que todos vocês continuem a preservar a memória de Marielle – concluiu Marinete.
O governador declarou que a homenagem a Marielle Franco é simbólica e reafirma a convicção de combate à violência.
- Ter o seu nome na Biblioteca Parque possui um simbolismo: o da resistência, o da luta pela igualdade das pessoas. Nós vamos reabrir as bibliotecas. Tenho ampla convicção de que vamos combater a violência através da educação e da cultura. – afirmou o governador.
A reabertura da rede de bibliotecas-parque é um dos compromissos prioritários do governo do estado. No dia 19 de fevereiro, o governador e o secretário de Cultura reabriram a Biblioteca Parque da Rocinha. Nos dois equipamentos, servidores da Superintendência da Leitura e do Conhecimento e de outras áreas da secretaria são os responsáveis pela gestão até que seja realizada uma licitação para contratar pessoal de apoio técnico.
- Esse esforço conjunto de reabertura das bibliotecas fortalece a importância da leitura, do livro e do conhecimento. A Biblioteca Parque de Manguinhos voltará a proporcionar, principalmente a crianças e adolescentes, um ambiente de cultura e conhecimento seguro e agradável. Ela foi a origem de grupos locais de teatro e dança e tem potencial para muito mais. Com o apoio da população, vamos torná-la referência de equipamento cultural do estado. – declarou o secretário Leandro Monteiro.
A Biblioteca Parque Marielle Franco tem como madrinha a Academia Brasileira de Letras, que oferece apoio com a doação de livros e consultoria sobre a aquisição de novos títulos e programação de seminários. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

TEXTO E FOTO: Site do Governo do Estado do Rio de Janeiro



  t






quarta-feira, 28 de março de 2018

PREFEITURA DE NITERÓI REGULAMENTA LEI DOS CERVEJEIROS

O prefeito de Niterói - RJ, Rodrigo Neves (foto), assinou ontem (27/3/18) o decreto que regulamenta a lei nº 3288, que reconhece e valoriza a fabricação de cerveja artesanal no município. Em maio de 2017, a lei já fora sancionada e a regulamentação será, em breve, publicada em Diário Oficial. A expectativa é de que, através do Niterói Cervejeiro, a Prefeitura promova a geração de emprego e renda no município.
De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, o objetivo é que o Niterói Cervejeiro se torne um dos melhores programas de incentivo ao setor do Estado do Rio de Janeiro.
“A cidade tem muitos empreendedores competentes, visionários, e a Prefeitura de Niterói vem para somar. Vamos investir para fortalecer os eventos do setor. A regulamentação, criando um selo e o licenciamento ambiental, é um incentivo ao produtor”, defendeu.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, apontou que a iniciativa quer dar a chance ao produtor artesanal de estabelecer e expandir seu negócio, respeitando a regulamentação municipal.
“A lei dos cervejeiros era um sonho para quem produzia em Niterói, mas não tinha como se instalar, nem contava com esse conjunto de práticas socioambientais e sanitárias. É mais uma vocação da cidade, um segmento que já existia e agora passa a contar com nosso apoio massivo”, disse.
O presidente da Câmara, Paulo Bagueira, parabenizou a aposta da Prefeitura de Niterói no trabalho dos cervejeiros.
“A sanção da lei gera emprego e movimenta a economia. Vamos criar um novo circuito no município e queremos que a cidade se aproxime do produtor de cerveja de Niterói”, disse.
Para o presidente da Associação de Cervejarias de Niterói (NitCerva), Guilherme Rebelo, a tendência é que o produtor niteroiense passe a ter mais facilidade para desenvolver seu trabalho.
“Empreender no Brasil é muito difícil. Iniciativas como essa fortalecem o mercado e estimulam o nosso crescimento. Precisamos de eventos, precisamos de oportunidades para movimentar a cidade. A cerveja une as pessoas. Temos a faca e o queijo na mão para elaborarmos um calendário muito bacana nos próximos anos”, contou.
O decreto prevê, entre outros, que os eventos promovidos pela Prefeitura de Niterói possam incluir espaços próprios destinados à comercialização e/ou promoção de cervejas. Para o produtor Rodrigo Sarruf, esse é um dos pontos mais essenciais da regulamentação.
“Uma das maiores dificuldades para o pequeno produtor é a participação em grandes eventos. Ter a possibilidade de receber o apoio da prefeitura e ampliar a participação do cervejeiro é muito importante para nós”, ressaltou.
O decreto municipal institui, ainda, as diretrizes para concessão do Selo Niterói Cervejeiro. Os interessados em receber o Selo devem fazer solicitação à Seden, que passará por avaliação de uma Comissão formada por representantes da Secretaria de Cultura, Secretaria de Meio Ambiente, da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Universidade Federal Fluminense e da FIRJAN.

TEXTO: Site da Prefeitura Municipal de Niterói
FOTO: Retirada da Internet





terça-feira, 27 de março de 2018

COMBATE AO TRABALHO INFANTIL EM SÃO GONÇALO

Mais de 1 milhão de crianças e adolescentes em todo Brasil estão em situação de trabalho infantil. Como forma de enfrentamento e auxílio na formação dos profissionais da rede pública, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo realizou, nesta terça-feita (27/3/18), o lançamento do manual de orientação sobre a proteção de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, no Ministério Público do Trabalho (MPT). 
"Infelizmente ainda existem muitas pessoas que pensam que uma criança precisa trabalhar para que ela seja educada para a vida. O que as crianças precisam é ter direito ao acesso a cultura e educação. Quando assumi a secretaria pude constatar que os recursos para a erradicação do trabalho infantil estavam bloqueados por falta de projetos e iniciativas nesse sentido das outras gestões. Mas nós queremos e vamos mudar essa realidade, dando visibilidade ao tema e trabalhando duro para que as crianças e adolescentes de São Gonçalo tenham qualidade de vida", disse o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa. 
Além do lançamento, o encontro, que reuniu profissionais e equipes técnicas da rede de assistência, teve por objetivo dar o pontapé inicial em uma agenda comum e intersetorial de formação com profissionais da gestão pública no mapeamento e combate do trabalho infantil em São Gonçalo. Tendo como público alvo, inicialmente, professores e agentes comunitários. 
De acordo com a legislação brasileira, a idade mínima para ingressar no mercado de trabalho é de 16 anos, desde que esteja registrado e não seja exposto a abusos e situações de violência física e psicológica. Para Danielle Carvalho, Promotora da Infância e Juventude de São Gonçalo, o lançamento do manual e o planejamento de uma agenda comum abre uma nova fase na erradicação do trabalho infantil na cidade. 
"O Ministério Público fica extremamente feliz em sediar o lançamento desse instrumento tão importante no combate ao trabalho infantil. Temos a consciência da importância desse tema e o quanto essa iniciativa abre uma nova fase com mais integração e efetividade nessa luta que só irá caminhar com a união dos diversos setores da rede de proteção a criança e ao adolescente", disse a promotora. 
Em 2017, com o objetivo de acolher essas crianças e adolescentes e garantir o acesso básico a educação e uma infância saudável, a Secretaria de Desenvolvimento Social iniciou o Serviço Especializado em Abordagem social para Crianças e Adolescentes (SEACA). 
De acordo com o mapeamento do SEACA, realizado de junho a outubro do último ano, 82% das crianças nas ruas de São Gonçalo realizam trabalho infantil. Apenas 1% por conta do uso de drogas, a maioria está nas ruas para complementar a renda em casa ou por falta de oportunidades e incentivos a outras atividades. Cerca de 70% são meninos, de 15 a 17 anos, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compõe o grupo de três a cada quatro, entre crianças e adolescentes em trabalho infantil: meninos negros. 
Formado por educadores e assistentes sociais, o Serviço especializado realiza ações de mapeamento de crianças em situação de vulnerabilidade em toda a cidade, buscando identificar situações de abandono/ negligência, abuso/exploração, situação de rua e trabalho infantil.

TEXTO: Site da Prefeitura Municipal de São Gonçalo -  RJ
FOTO: Lucas Alvarenga





segunda-feira, 26 de março de 2018

CÂMARA PODE VOTAR SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA NA TERÇA-FEIRA

O plenário da Câmara dos Deputados pode votar na terça-feira (27/3/18) o Projeto de Lei 3734/12, que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Tratado como prioridade do Congresso Nacional neste ano, o projeto tem o objetivo de integrar e tornar mais eficaz a ação dos órgãos de segurança e defesa social.
De acordo com o relator da proposta, deputado Alberto Fraga (DEM-DF), a proposta tem como eixo central a integração entre os órgãos policiais para que os entes federados compartilhem informações com o Ministério da Segurança Pública. “O ministério vai cadastrar todas as informações e elas devem ser compartilhadas com todos os operadores da segurança pública”, diz.
De acordo com o projeto de lei, a criação do Susp tem a finalidade de proteger as pessoas e seus patrimônios, por meio da atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada. O texto estabelece como integrantes operacionais do Susp a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Civis, as Polícias Militares, os Corpos de Bombeiros Militares, as Guardas Municipais, os agentes penitenciários, os agentes socioeducativos e os peritos.
Segundo o relator da proposta, o projeto traz diretrizes e não deve gerar novas despesas para os cofres públicos. No entanto, o texto prevê que a União implemente um sistema padronizado, informatizado e seguro que permita o intercâmbio de informações entre os integrantes do Susp.
Pelo texto, os sistemas estaduais, distrital e municipais serão responsáveis pela adoção dos respectivos programas, ações e projetos de Segurança Pública, com liberdade de organização e funcionamento.

Coordenação

O funcionamento do Susp envolve operações combinadas, planejadas e desencadeadas em equipe, além de estratégias comuns para atuação na prevenção e controle de crimes. O texto também estabelece a aceitação mútua dos registros de ocorrências e dos procedimentos de apurações, e o compartilhamento de informações, inclusive com o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). A integração também prevê a unificação da utilização de métodos e processos científicos em investigações.
O PL estabelece que o Ministério da Segurança Pública fixará, anualmente, metas de desempenho e usará indicadores para avaliar os resultados das operações. O texto define ainda a criação de conselhos para “propor diretrizes para as políticas públicas de Segurança Pública e Defesa Social, considerando a prevenção e a repressão da violência e da criminalidade”.
A medida também prevê que União, estados e municípios criem órgãos de ouvidoria, que receberão representações, denúncias, reclamações, elogios e sugestões de qualquer pessoa sobre as ações e atividades dos profissionais e membros do Susp.

Sinesp

O texto institui também o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), que tem a finalidade de armazenar, tratar e integrar informações sobre segurança pública e defesa social, sistema prisional e execução penal e o enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas.

TEXTO;  Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil
FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil






domingo, 25 de março de 2018

PM PRENDE DOIS EM SÃO GONÇALO - RJ

Policiais Militares do 7º BPM (Alcântara – São Gonçalo -   RJ) prenderam na noite de Sábado (24.03.2018) um homem que em companhia de um menor tentava roubar um auto marca VW, modelo Gol, com uso de arma de fogo, na rua Coronel. Serrado, s/nº, Bairro Zé Garoto, em São Gonçalo, RJ.
A prisão da dupla só foi possível, depois que  os policiais em patrulhamento na citada Rua, avistou dois elementos, depois identificados como Werley Monteiro dos Santos, 18 anos e X, 16 anos, tentando roubar um automóvel, com uso de arma de fogo. Neste momento, ao avistar a guarnição, os dois meliantes tentaram se desfazer do revólver calibre 38, de marca Rossi, com numeração raspada,  vindo a jogá-lo dentro de uma residência.
Após a abordagem de ambos, foi arrecadada a arma de fogo e a dupla foi conduzida à DP para apreciação do Dr. Delegado de Polícia que determinou a prisão de ambos por porte ilegal de arma de fogo.




sexta-feira, 23 de março de 2018

“Tomb Raider: A Origem”, é uma das opções nas telas gonçalenses

Uma das opções da semana nas telas do cinema para quem mora em São Gonçalo e região, é o longa metragem “Tomb Raider: A Origem”,  dirigido por Roar Uthaug cineasta norueguês, formado pela Escola Norueguesa de Cinema em 2002. O filme que traz no elenco nomes como Alicia Vikander, Hannah John-Kamen, Walton Goggins, Kristin Scott Thomas e Dominic West, conta a história de Lara Croft independente filha de um excêntrico aventureiro que desapareceu quando ela mal tinha chegado à adolescência. 
Agora, uma jovem de 21 anos sem nenhum foco ou propósito na vida, Lara faz entregas de bicicleta nas caóticas ruas de Londres, ganhando apenas o suficiente para pagar o aluguel. Determinada a forjar seu próprio caminho, ela se recusa a tomar as rédeas do império global de seu pai com a mesma convicção com que rejeita a ideia de que ele realmente se foi.
 Aconselhada a enfrentar os fatos e seguir em frente depois de sete anos sem seu pai, Lara busca resolver o misterioso quebra-cabeças de sua morte, mesmo que nem ela consiga entender a sua motivação. Deixando tudo para trás, ela parte em busca do último destino em que ele foi visto: um lendário túmulo em uma mítica ilha possivelmente localizada ao longo da costa do Japão. Mas sua missão não será fácil, já que a jornada para a ilha será traiçoeira. De repente, os riscos não podem ficar mais altos para Lara, que – contra todas as probabilidades e armada apenas com sua mente afiada, fé cega e espírito naturalmente obstinado – deve aprender a ultrapassar seus limites enquanto viaja para o desconhecido. 
Se sobreviver aos perigos dessa aventura, ela pode enfim encontrar um propósito para sua vida e tornar-se digna do nome Tomb Raider. O filme tem sessão às 16:00, 18:30 e  21:00, no Cinespaço localizado no Partage Shopping São Gonçalo
Avenida  Presidente. Kennedy, 425 - Centro, São Gonçalo. Telefone: (21) 2606-4855.




quinta-feira, 22 de março de 2018

DEPUTADOS QUEREM MAIS RECURSOS PARA INTERVENÇÃO FEDERAL NO RIO

A comissão externa da Câmara que acompanha a intervenção federal no Rio de Janeiro quer garantir R$ 3 bilhões para a segurança no estado. Integrantes da comissão e representantes do Observatório Legislativo da Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro (Olerj) estiveram Na última segunda-feira (19/3/18) com o interventor federal, general Braga Netto, e com o secretário da Segurança do Rio de Janeiro, Richard Nunes.
O general apresentou informações sobre o que foi feito até o momento – a intervenção acaba de completar um mês – e um planejamento das próximas ações, mas os deputados estão preocupados com o planejamento orçamentário das ações. 
O coordenador da comissão externa, deputado Hugo Leal (PSB-RJ), afirmou que mesmo com o anúncio do governo federal de destinar cerca de R$ 1 bilhão para as ações, ainda será preciso achar outras fontes de recursos para manter a intervenção até o final do ano, pois a estimativa de gastos é de pelo menos R$ 3 bilhões.
“Há necessidades que nos foram apresentadas: R$ 1,6 bilhão de passivo, de custeio de anos anteriores; R$ 1,5 bilhão para ações e investimentos futuros; e na área de pessoal, um passivo de R$ 700 milhões, na Polícia Militar. Cabe a nós como legisladores federais, a pressão ao governo federal para que possa disponibilizar esses recursos”, disse Leal.
Participaram da reunião, além de Leal, a relatora dos trabalhos, Laura Carneiro (DEM-RJ); e os deputados Alessandro Molon (PSB-RJ); Benedita da Silva (PT-RJ); Chico Alencar (Psol-RJ); Felipe Bornier (Pros-RJ); Glauber Braga (Psol-RJ); Indio da Costa (PSD-RJ); Jandira Feghali (PCdoB-RJ); Jean Wyllys (Psol-RJ); Marcelo Delaroli (PR-RJ); Marcelo Matos (PHS-RJ); Mário Heringer (PDT-MG); Otavio Leite (PSDB-RJ); Pedro Paulo (PMDB-RJ); e Zé Augusto Nalin (DEM-RJ); todos integrantes do colegiado; e Celso Pansera (PT-RJ). Representantes do Senado e da Câmara Municipal do Rio também acompanharam o encontro.
Na reunião, os parlamentares também cobraram celeridade nas investigações do assassinato, na semana passada, da vereadora Marielle Franco, do Psol, e do motorista Anderson Gomes.

TEXTO: Agência Câmara Notícias
FOTO: Alessandro Dias







quarta-feira, 21 de março de 2018

ALERJ APROVA EMPRÉSTIMO PARA MODERNIZAÇÃO DA SEFAZ

O Governo do Estado poderá realizar empréstimo de até R$ 250 milhões para a modernização da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento (Sefaz). A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o texto substitutivo ao projeto de lei 3.872/18 na terça-feira (20/03). O texto seguirá para a sanção ou veto do governador Luiz Fernando Pezão, que terá até 15 dias para decidir. O Executivo garante que vai aumentar em 80% a capacidade de produção da Sefaz, melhorando a arrecadação estadual. O líder do governo, deputado Gustavo Tutuca (MDB), comentou que o órgão necessita do investimento em tecnologia para aprimorar a fiscalização e aumentar a arrecadação para o caixa estadual. Emendas aprovadas ao texto dizem que o contrato só poderá ser assinado após a regularidade do pagamento dos servidores estaduais empréstimo poderá ser feito junto a instituições financeiras nacionais ou internacionais, conforme os critérios estabelecidos pela Lei do Plano de Recuperação Fiscal, que formalizou a adesão do Rio ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), homologado em setembro do ano passado (Lei Complementar Federal 159/17). As operações serão garantidas pela União. O Executivo deverá enviar para a Alerj, em até 90 dias após a assinatura do contrato do empréstimo, a cópia dos documentos assinados, assim como os termos aditivos com informações como as condições do pagamento, os prazos e juros, entre outras. Outros empréstimos foi aprovado parcialmente o texto substitutivo ao projeto de lei 3.870/18 que autoriza o empréstimo de R$200 milhões para reestruturação administrativa, pagamento de rescisões contratuais com programas de demissão voluntária. O texto voltará à pauta – ainda sem data definida – porque os deputados destacaram emendas para votar em separado, mas o quorum não atingiu o número mínimo, de pelo menos 36 parlamentares. Não foi votado na última terça-feira o projeto de lei 3.871/18, que autoriza o empréstimo de R$ 3,050 bilhões para o pagamento dívidas com fornecedores. Ainda não tem data para a proposta voltar à pauta.

TEXTO: Site da ALERJ
FOTO: Por Thiago Lontra (ALERJ) 





segunda-feira, 19 de março de 2018

EMPRESAS DE ÔNIBUS TERÃO DE INDENIZAR ESTUDANTE

Uma aluna do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) ganhará R$ 5 mil por dano moral de duas empresas de ônibus (Auto Lotação Ingá e Auto Viação Santo Antônio). A adolescente vinha sendo impedida de viajar gratuitamente nos ônibus aos sábados e em dias emendados com feriados, com o argumento de que não havia aula. A menina, no entanto, estudava nestes dias. A decisão é da 26ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que confirmou a sentença.
Segundo a relatora do processo, desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, a relação jurídica entre as partes é de consumo e, por isso, as fornecedoras de serviço respondem objetivamente pelos danos sofridos pelo consumidor.
“Havendo atividade letiva aos sábados e dias próximos de feriados, não pode ser obstada a utilização do cartão Riocard Escolar, tendo ficado demonstrado o dano e o nexo causal, assim como a falha na prestação dos serviços das apelantes. O dano moral ficou configurado, pois os fatos narrados por certo causaram à autora aborrecimentos que superam os do cotidiano, o que comporta reparação”, afirmou a magistrada na decisão.

TEXTO: Site do Tribunal de Justiça do RJ
FOTO: Retirada da Internet



MARINHA ABRE INSCRIÇÃO PARA O CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

Estão abertas até o dia 30 de março as inscrições para o Concurso de Soldado do Corpo de Fuzileiros Navais da  Marinha do Brasil, as inscrições podem ser realizadas pelo site www.mar.mil.br/cpesfn, no link “concursos”, ou presencialmente, nos endereços listados no edital.
Entre os principais requisitos para inscrição estão: ser brasileiro do sexo masculino, com idade de no mínimo 18 e no máximo 21 anos em 1º de janeiro de 2018, e ter o ensino médio completo.
No momento da inscrição, o candidato poderá optar para concorrer às vagas dos seguintes locais para servir inicialmente: Unidades da Marinha no Rio de Janeiro - RJ, Unidades da Marinha em Brasília - DF, Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande – RS, 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Manaus – AM, 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Belém – PA, Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário – MS, Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal – RN, Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador – BA e Batalhão de Defesa NBQR de Aramar – SP (a distribuição das vagas ocorrerá de acordo com as necessidades da Administração Naval). O curso de formação terá a duração de 17 semanas e será realizado em órgãos de formação do Corpo de Fuzileiros Navais no Rio de Janeiro e em Brasília, em regime de internato e dedicação exclusiva até o dia da formatura.
A primeira etapa do processo seletivo consiste em um exame de escolaridade, com provas de Português e Matemática, a ser realizado no dia 30 de maio. Os aprovados na etapa inicial passarão ainda por verificação de dados biográficos e documentos, teste psicológico, inspeção de saúde e teste de suficiência física.
Durante o curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, o Recruta Fuzileiro Naval perceberá remuneração atinente à sua graduação, como ajuda de custo para suas despesas pessoais

TEXTO e FOTO: Site da Marinha do Brasil




domingo, 18 de março de 2018

Policiais que trabalham nas rodovias fluminenses realizam três prisões em duas ocorrências neste Sábado

Um dos grandes trunfos que a forças de segurança do  Estado do Rio de Janeiro, contam atualmente é com o trabalho dos policiais que atuam nas rodovias do estado, sejam elas federais ou estaduais, estes agentes tem registrado diariamente importantes ocorrências policiais, como o que aconteceu no dia de ontem (Sábado – 17/3/18), quando os agentes realizam três prisões em duas importantes ocorrências. 
Uma delas caiu na conta da 5° CIA do Batalhão de  Policia Rodoviária da Polícia Militar do Rio de Janeiro e aconteceu em Rio Bonito, onde está localizado Posto 06 do Batalhão (Boa Esperança). Lá em cumprimento de planejamento operacional, em frente ao Posto, A equipe teve atenção voltada para o veículo Fiat/Idea placa LQD 3891 RJ de Cor Cinza. 
Que ao desobedecer a ordem de parada , estacionou um pouco distante da Operação , e logo de imediato o motorista do veículo desembarcou com a documentação de porte obrigatória em mãos, apresentado logo de pronto . Diante de tal suspeita , foi realizada abordagem no mesmo, e no interior do veículo , que tinha como ocupantes sua esposa e seu filho menor de idade. Prosseguindo com o desfecho, foi localizado numa bolsa de viagem , que estava próxima de sua companheira, 22 pacotes de Cocaína , com aproximadamente 120 pinos cada, e mais 05 pacotes  de maconha, com 120 dolas (FOTO 1). Foi dado voz de prisão aos envolvidos que foram conduzidos a 119 DP - Rio Bonito e posteriormente a 118 DP Araruama , que era a Central de flagrantes, onde Leonardo Bruno Oliveira da Silva, 35 e Tayná das Chagas, 20,  foram 
presos na lei 11.343/06 no artigo 33.
Em Rio Bonito, foi apreendida grandquantidade de drogas

A outra prisão aconteceu na rodovia Presidente Dutra (BR-116), no Jardim América, Zona Norte do Rio. Onde policiais rodoviários federais prenderam um homem pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, ele trafegava em uma motocicleta com a placa levantada. O flagrante aconteceu no final da manhã de ontem (sábado 17/3/18). 
Por volta das 11h, equipes da PRF faziam uma ronda na pista sentido Baixada Fluminense, quando foram ultrapassadas por uma motocicleta em alta velocidade. A placa estava levantada e a garupa não usava capacete. As viaturas seguiram atrás da moto suspeita e deram ordem de parada, conseguindo abordá-la logo depois.
Ao revistarem o condutor, os policiais encontraram uma arma. O homem portava ilegalmente uma pistola calibre .40, dois carregadores e 32 munições. Quando foi questionado, o suspeito disse que estava correndo risco de vida, por isso andava armado.
A motocicleta não possuía registro de roubo, mas foram aplicadas as autuações pelas infrações de transitar com a placa sem condições de visibilidade e transportar passageiro sem capacete. O condutor foi preso por porte ilegal de arma de fogo. A mulher que o acompanhava foi liberada após ser ouvida.
A ocorrência foi registrada na Central de Garantias da Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio. A ação faz parte da operação Égide, que reforça o policiamento nas rodovias federais do estado.
O homem que pilotava a moto estava armado e foi preso






sexta-feira, 16 de março de 2018

DETRAN ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE MOTOFRETE


O Detran-RJ abriu na última quinta-feira (15/03) as inscrições para duas novas turmas do curso de motofrete. As aulas serão realizadas durante sete dias úteis consecutivos, de 22 de março a 3 de abril, das 8h às 11h40, e das 13h às 16h40, na Escola Pública de Trânsito (EPT). Os interessados deverão ter no mínimo 21 anos e Carteira Nacional de Habilitação na categoria A há pelo menos dois.
A moto deve estar registrada no nome do próprio aluno. Caso contrário, terá de apresentar o CRLV do proprietário e uma autorização com firma reconhecida em cartório para uso nas aulas. 
O curso é gratuito e os candidatos não podem estar com o direito de dirigir suspenso ou cassado, e nem ter antecedentes criminais. As inscrições podem ser feitas no site do Detran. A Escola Pública de Trânsito fica na Avenida Mem de Sá 163, na Lapa (Rio).

TEXTO: Site do DETRAN-RJ
FOTO: Retirada da Internet 




quinta-feira, 15 de março de 2018

SALA CECÍLIA MEIRELES REALIZA CONCERTOS EM HOMENAGEM A EDINO KRIEGER

A Sala Cecília Meireles realiza, na próxima sexta (16/3) e no Sábado (17, concertos em homenagem a Edino Krieger (FOTO). Composição, produção cultural e crítica musical marcam a carreira do catarinense, radicado no Rio de Janeiro, e que agora completa 90 anos – ainda mantendo a preocupação com a divulgação da música clássica e acreditando que a música pode ser um instrumento de promoção social.
Nesta sexta-feira, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, o Brasil Ensemble, e os solistas Mario Silva e Fábio Adour (violões) e José Staneck (harmônica) interpretarão as composições do homenageado: Quatro Imagens de Santa Catarina; Concerto para dois Violões; Divertimento para Orquestra de Cordas; Seresta (Homenagem a Villa-Lobos); Brasiliana (versão para harmônica e orquestra de cordas); e Três Cantos de Amor e Paz.
No sábado, os acordes de celebração vêm da Orquestra Sinfônica da UFF, com a participação da soprano Veruschka Mainhard. No programa, Passacalha para o Novo Milênio; Canticum Naturale; Fantasia Cromática e Fuga; e Terra Brasilis.

TEXTO: Site do Governo do Estado do Rio de Janeiro
FOTO: Retirada da Internet 




domingo, 11 de março de 2018

SHOPPING RECEBE EXPOSIÇÃO DE ARTISTA GONÇALENSE

Esculturas feitas a partir de gesso e materiais reciclados. Quem for ao Partage Shopping, no Centro, poderá apreciar cerca de 20 peças que fazem parte da exposição "O Paradoxo da Mulher", da artista gonçalense Elizabeth Salles. A abertura aconteceu na noite da última quinta-feira (8/3) e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Rafael Magalhães (Fael). As peças ficarão expostas até o dia 22 deste mês. 
"Conheci a Elizabeth através de um amigo e vi a perfeição do trabalho dela. Algumas dessas peças usam até 70% de material reciclado. Quando soube que São Gonçalo tinha uma artista como essa, percebi que tínhamos que dar oportunidade para que todos a conhecessem", enfatizou o secretário de Meio Ambiente. 
A obra principal da exposição é a escultura de Dandara dos Palmares, esposa de Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão durante o Brasil Colonial. O espaço ainda conta com peças que retratam mulheres que fizeram história em nível mundial e nacional, além de abordar, também, a violência doméstica e omissão da sociedade. 
"Eu tinha o sonho de expor na minha cidade, e agora estou conseguindo realizá-lo. Já tinha sido convidada para expor em Niterói, mas queria que minha primeira vez fosse aqui. Essa é minha estreia. Trouxe o tema Paradoxo da Mulher pois nem tudo que você vê é verdade. Uma mulher pode aparentar estar bem, mas em casa está sofrendo violência. Muitas mulheres importantes na história não são devidamente reconhecidas, e quis retratar isso também. O maior exemplo é a Dandara, que lutou tanto quanto o Zumbi, mas poucos a conhecem", explicou a artista Elizabeth Salles. 
Durante a abertura da exposição, uma grande coincidência pegou uma estudante de história que passeava pelo shopping de surpresa. Dandara da Costa, 21 anos, moradora da Covanca, é homônima da figura retratada na principal obra exposta. Ela parou para apreciar as esculturas e revelou o orgulho do próprio nome. 
"Nem meus pais sabiam da origem do meu nome quando colocaram. Quando eu era mais nova, não gostava muito por ser um nome diferente. Mas, quando entrei na faculdade, descobri o significado e isso me encheu de orgulho. Eu vi a escultura da Dandara e fiquei ansiosa, foi muita coincidência. Estas obras demonstram o valor da mulher na sociedade", conta. 

Serviço 

Data: até 22/3; 
Horário: segunda a sexta, de 10 às 18h; e domingo, de 13h às 19h; 
Local: Partage Shopping; 
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro, 2º andar, sala 221; 

Entrada gratuita.

TEXTO: Site da Prefeitura Municipal de São Gonçalo- RJ
FOTO: Girley Oliveira





“OS FAROFEIROS” EM CARTAZ EM SÃO GONÇALO

Uma das opções cinematográficas para esta semana em São Gonçalo, é  o longa metragem “Os Farofeiros”, que está em cartaz no Cinépolis São Gonçalo, Avenida São Gonçalo, 100 - Loja 269A, onde tem sessões em diversos horários e exibição em várias salas a partir das 18h20. 
Trazendo no elenco nomes como Aline Riscado, Ana Cecília Banal, Antônio Fragoso, Cacau Protásio, Charles Paraventi, Danielle Winits, Duda Batista, Elisa Pinheiro, Gabriel Rocha, Maurício Manfrini, Melissa Nóbrega, Nathália Costa, Nilton Bicudo e Théo Medon, no filme quatro colegas de trabalho se programam para curtir o feriado prolongado em uma casa de praia e, chegando lá, descobrem que se meteram em uma tremenda roubada. Para começar o destino não é Búzios, mas Maringuaba; a residência alugada é encontrada caindo aos pedaços, bem diferente do prometido; a praia está sempre cheia; e as confusões são inúmeras. A direção é assinada por Roberto Santucci.
“Nova comédia com potencial para arrecadar enorme quantia nas bilheterias nacionais, Os Farofeiros é um filme que se esforça para entregar mais do que a esperada comédia de situação sobre um fim de semana marcado por imprevistos e desacordos. O diretor Roberto Santucci já provou com Até que a Sorte nos Separe, De Pernas Pro Ar e Um Suburbano Sortudo sua capacidade de fazer rir (tanto os pagantes, quanto os exibidores e investidores) e agora quer ir além, evoluindo a fórmula de sucesso que afirmou. Isto é posto desde o começo, numa sala de aula, com o estabelecimento de uma criança como dona da narrativa. Através da clássica redação de férias, é o filho de Alexandre (Antônio Fragoso) quem conta os apuros do feriadão em grupo heterogêneo, destacando a tensão profissional presente. Os típicos perrengues de descanso prolongado dividindo casa com estranhos surpreendentemente não se revelam”, comenta a critica Taiani Mendes, do site  Feriadão frustrado.

FOTO: Retirada da Internet







HOMEM MORREU NO PRÓPRIO PORTÃO DE CASA EM ARRAIAL DO CABO .


Um guarda municipal quebrou o pescoço e morreu ao tentar abrir e ficar preso no portão de casa no distrito de Monte Alto, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, na manhã deste sábado (10).
Segundo a delegada Flávia Monteiro, titular da 132ª Delegacia de Polícia, o homem estava alcoolizado.
"Fizemos oitivas com testemunhas e a linha de investigação, à princípio, é de suicídio acidental", explica a delegada.
A principal hipótese é que o guarda municipal se pendurou no portão para tentar abrir pelo lado de fora. De acordo com secretário de segurança pública do município, Márcio Galo, ele chegou à residência no início da manhã e moradores que passavam pelo local estranharam o tempo em que ele estava na mesma posição.
"Tudo indica que ele tentou abrir o portão, estava bêbado e ficou agarrado. Não conseguiu se desprender e acabou morrendo", disse Márcio Galo.
A perícia da Polícia Civil fez a remoção do corpo, que foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Araruama.

TEXTO E FOTO: WHATSAPP




INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DA PREFEITURA DE NITERÓI TERMINAM DIA 12


As inscrições para o concurso da Prefeitura de Niterói, com 30 vagas de nível superior para a Secretaria Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag) e a Controladoria Geral do Município (CGM) terminam às 16h desta segunda-feira (12). O salário inicial é de R$ 5,5 mil podendo chegar a RS 10 mil com a progressão da carreira. A inscrição deve ser feita pelo site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/seplag e a taxa de R$120 deverá ser paga até 15 de março.
Secretária de Planejamento, Giovanna Victer explica que a previsão é de que os candidatos classificados tomem posse já no segundo semestre de 2018. São 20 vagas para o cargo de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, que trabalharão na Seplag, e 10 vagas para a carreira de Auditor Municipal de Controle Interno exercerão suas funções na recém-criada Controladoria-Geral do Município (CGM).
“A realização deste concurso é uma medida de gestão estratégica para o Município, uma iniciativa em prol da modernização, profissionalização e transparência da gestão. Para se candidatar ao cargo de analista, os interessados devem ter nível superior completo em qualquer área de formação, já para concorrer às vagas de auditor, é necessária a graduação nas áreas de Direito e Ciências Contábeis”, pontua.
A banca organizadora do concurso é a Fundação Getúlio Vargas e para todos os cargos haverá prova escrita objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, além de Avaliação de Títulos, de caráter classificatório. O curso de formação será uma das etapas do Concurso Público. As provas objetivas serão aplicadas no dia ‪18 de março de 2018 em turnos distintos para o cargo de analista e auditor. As provas serão realizadas em Niterói e na cidade do Rio.
“Como concurseira que já fui, sei que essa é a hora de intensificar os estudos, mas não esqueçam de fazer a inscrição! Gostaria também de chamar a atenção de todos quanto à relevância do cargo. Trabalhar em uma Controladoria, nos faz acreditar na importância de cada um na busca por um país melhor. Aqui em Niterói trabalhamos com o firme propósito de fortalecer o Controle Interno, prova disso foi a criação da CGM em 2017 e o concurso público para o cargo de Auditor de Controle Interno, entre outras medidas que vem sendo adotadas”, afirma a subsecretária de Controle, Cristiane Marcelino, responsável pela implantação da Controladoria. 
Gestão – A gestão do Município já foi reconhecida por diversas entidades independentes. Em 2017, Niterói foi a única cidade do estado a alcançar a excelência na gestão de suas contas públicas em 2016 e também conquistou o sexto lugar no ranking nacional do Índice Firjan de Boa Gestão Fiscal (IFGF), levantamento referente ao ano de 2016, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com dados da Secretaria do Tesouro Nacional. Em 2017, o município conquistou, pela segunda vez, a nota máxima na Escala Brasil Transparente, um projeto da Controladoria Geral da União, e ficou em primeiro lugar no ranking estadual de governança municipal do Conselho Federal de Administração. A cidade também recebeu por duas vezes a nota máxima no Ranking Nacional da Transparência elaborado pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal.

TEXTO: Site da Prefeitura de Niterói
FOTO: Retirada da Internet