quinta-feira, 14 de setembro de 2017

DETRAN PRESENTE OFERECE CURSO DE MECÂNICA PARA MORADORES DA BAIXADA FLUMINENSE

Além de serviços, o Detran Presente também vai levar conhecimento para os moradores de Belford Roxo e dos municípios vizinhos da Baixada Fluminense neste sábado (16.09). Durante o mutirão, será oferecido o curso gratuito de mecânica “Oficina para todos”. As aulas ensinam técnicas de como manter os veículos em bom estado, noções de 
e mecânica dos carros. A 16ª edição do Detran Presente será realizada no Centro Educacional Líbano Brasileiro (Avenida Joaquim da Costa Lima, nº6.402 – Wona), das 9h às 16h.
 Estão disponíveis 30 vagas para o curso, e as inscrições já estão abertas no site (www.detran.rj.gov.br). Para participar, os candidatos não poderão estar com a CNH suspensa, cassada ou fora da validade. O curso terá duração de três horas: duas de aula teórica e uma prática – e será ministrado das 10h às 13h. Nos últimos quatro meses, o curso já formou 150 cidadãos que saíram do Detran Presente com seus certificados em mãos. 
 “O curso de mecânica é um sucesso. Primeiro as aulas eram voltadas somente para as mulheres. A procura foi tão grande que abrimos as inscrições para os homens também. Durante o curso, os alunos saem diretamente da sala de aula e vão para o carro aprender na prática. Este é o espírito do Detran Presente. Queremos levar serviços e conhecimento para todos”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.
 Com quatro meses de ação, o Detran Presente já realizou 30.825 atendimentos. Esta será a terceira vez que o mutirão estará na Baixada Fluminense. Anteriormente, já foram realizadas edições em Duque de Caxias, onde foram feitos 2.543 atendimentos, e em Queimados, onde foram realizadas 2.034 solicitações.
 Além do curso de mecânica, o Detran Presente também conta com outros inúmeros serviços, como a emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a vistoria anual dos veículos, o licenciamento anual sem vistoria, a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão. Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento.  Confira a lista completa dos serviços que serão oferecidos no www.detran.rj.gov.br.
 Agendamentos abertos 
 Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040.  Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.
 O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 12 cidades, em 15 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré e Francisco Bicalho), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã e Carapebus.
 Emissão de habilitação gratuita em casos de furto/roubo
 Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.
 Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento.  Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.
 Detran também oferecerá exames médicos e psicológicos
Os cidadãos também poderão realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação. O exame médico custará R$74 e o psicológico, R$ 106. O pagamento deverá ser feito somente em dinheiro. O exame toxicológico não será oferecido. No entanto, os motoristas que levarem este exame já realizado poderão dar continuidade ao processo no local. Os exames médicos e psicológicos fazem parte dos atendimentos para Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria
DETRAN PRESENTE – BELFORD ROXO
16 DE SETEMBRO (SÁBADO) 
Horário: 9h às 16h
Local: Centro Educacional Líbano Brasileiro (Avenida Joaquim da Costa Lima, nº6.402 – Wona)
 Agendamentos:  www.detran.rj.gov.br. | 0800-0204040

TEXTO: Site do DETRAN-RJ
FOTO:  Sebastião Gomes/Detran-RJ



terça-feira, 12 de setembro de 2017

ESTIAGEM REDUZ PRODUÇÃO DE ÁGUA NO SISTEMA IMUNANA-LARANJAL

Em função da estiagem nas últimas semanas e a consequente redução da quantidade de água nos rios Guapiaçu e Macacu, a Cedae estava operando o sistema Imunana-Laranjal de forma a não permitir consequências maiores ao abastecimento de água nos municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Ilha de Paquetá,, Inoã e Itaipuaçu, no município de Maricá. No entanto, devido ao agravamento da situação nos últimos dias, haverá necessidade de realizar manobras operacionais excepcionais o que, consequentemente, reduzirá a produção de água no sistema Imunana-Laranjal, diminuindo o fornecimento de água à população destas localidades.
 Portanto, é fundamental que o consumo de água seja feito de forma racional para contribuir com o melhor abastecimento. A Cedae solicita a cooperação de todos no combate ao desperdício. Para conhecer dicas de uso consciente acesse o site www.todagotaconta.com.br.

TEXTO: Site do Governo do Estado do Rio de Janeiro
FOTO: Retirada da Internet 


sábado, 9 de setembro de 2017

ACUSADO DE ASSALTOS EX-POLICIAL MILITAR É DETIDO EM JACAREPAGUÁ


Policiais militares do décimo oitavo Batalhão (Jacarepaguá/RJ), prenderam na manhã deste Sábado, Luiz Cláudio Campos dos Santos, 41 anos, ex-policial militar e Kleber da Silva, vulgo como 'Neguinho', de 34, na Taquara, Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. 
A prisão aconteceu depois que os policiais foram alertados por populares sobre uma dupla que estava assaltando em um carro. Com a dupla os PMs encontraram cinco celulares e uma réplica de pistola. Segundo a PM, Luiz ficou dois anos na corporação e foi expulso 2000, já Kleber tem sete anotações criminais por roubo, receptação e ameaça.





sexta-feira, 8 de setembro de 2017

NITERÓI ABRE INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO DE CONSELHO DO IDOSO

Estão abertas, até o dia 25 de setembro, as inscrições para integrar o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDDEPI) do Município de Niterói - RJ , criado em julho deste ano. Os representantes escolhidos vão cumprir papel fundamental na elaboração, regulamentação e fiscalização de ações voltadas aos idosos na cidade. Serão eleitos, no dia 28, os 7 representantes de organizações da Sociedade Civil, posteriormente nomeados e empossados pelo prefeito Rodrigo Neves.
As 7 vagas no COMDDEPI serão preenchidas por 2 representantes de Sindicato e/ou Associação de Aposentados; 3 representantes de Organização de grupo ou movimento da pessoa idosa, devidamente legalizada e em atividade; e 2 representantes de outras entidades que comprovem possuir políticas explícitas permanentes de atendimento e promoção dos direitos da pessoa idosa.
Os interessados devem comparecer à Rua Coronel Gomes Machado, 259, Centro de Niterói, para o procedimento de candidatura. Para se inscrever é preciso apresentar a ficha de inscrição - disponível no local -, CNPJ atualizado, ata de Constituição (2 anos), alvará de funcionamento (prefeitura), cópia do Estatuto autenticado/contrato social, laudo da Vigilância Sanitária (para quem abriga e manipule alimentos), laudo do Corpo de Bombeiros e certificado de regularidade no CMAs.
A votação para eleger os escolhidos acontece no dia 28 de setembro, de 9h às 16h, no mesmo local de inscrição. O secretário municipal do Idoso, Beto Saad, explicou que os eleitos vão compor o Conselho no biênio 2017/2018. É preciso, contudo, prestar atenção aos requisitos para participação.
“Acontece muito de pessoas físicas nos procurarem querendo compor o Conselho. Acho importante pontuar que os interessados precisam estar vinculados a alguma Organização da Sociedade Civil devidamente habilitada. Aqueles que não representam instituições desse tipo poderão participar, mas como ouvintes”, detalhou.
Niterói conta hoje com cerca de 85 mil idosos, o equivalente a 17% da população. A expectativa é que esse número chegue a 25% em 20 anos. Em Icaraí, idosos representam, aproximadamente, 20% da população. No Fonseca, há 8 mil pessoas acima de 60 anos. Em Santa Rosa, são 4 mil.

TEXTO: Site da Prefeitura Municipal de Niterói
FOTO: Retirada da

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

SÃO GONÇALO TEM SHOW DE XANDE DE PILARES E TURMA DO PAGODE

Setembro é o mês do aniversário de São Gonçalo. E para comemorar em grande estilo, no próximo domingo (10/09) a cidade recebe o show de Xande de Pilares e A Turma do Pagode. A iniciativa é uma parceria entre a Tv Globo e a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Fundação de Artes (Fasg). O Estação Rio será realizado a partir das 18h, no campo do bairro Rosane. A apresentação dos shows ficará a cargo da jornalista Susana Naspolini. A entrada é gratuita e a classificação é livre. 
No show, Xande de Pilares apresenta canções do CD “Esse Menino Sou Eu”, uma homenagem a pessoas e momentos importantes de sua carreira. No repertório, clássicos como: “ Alegre Menina”, “ Eu Sou de Jorge” e “Tem que Provar que Merece”. Já a Turma do Pagode trará grandes sucessos dos anos de 1990 e 2000, além de apresentar músicas autorais. Entre as canções que farão parte do show estão: “Momentos” (Soweto), “ Desliga e Vem” (Exaltasamba) e “Pagode da Cohab” (Negritude Jr.), além de inéditas do CD “Misturadin”, como “Cobertor de Orelha”. 
Para o secretario de Cultura e Turismo e Presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, o Estação Rio é uma oportunidade para os gonçalenses apreciarem boa música de forma gratuita. 
“Nós negociamos com a Globo por mais de três meses para trazer este Estação Rio para São Gonçalo. Esta é uma oportunidade de trazer um show de grande porte gratuito para a nossa população. Além de ser uma oportunidade também de atrair o interesse de empresas em financiar projetos culturais no município”, concluiu Carlos Ney. 
A crise financeira em que vive o país foi citada pelo prefeito, José Luiz Nanci, como um caminho para a criatividade e outras oportunidades. 
“Todos sabemos que estamos vivenciando uma crise financeira em todo o país e não podemos ter certos gastos que comprometam aquilo que é prioridade. Com muita criatividade, empenho e negociação faremos uma bela homenagem a nossa São Gonçalo em seu mês de aniversário. Estamos trazendo este show, de grande porte, com artistas conhecidos em todo o Brasil, sem ter gastos para cidade. Nós negociamos com a Globo e o show tem patrocínio de grandes empresas e isso nos deixa muito felizes”, acrescentou o prefeito. 
O Estação Rio é uma realização da Globo com patrocínio da Coca-Cola e da Tim, e apoio do Multi Market. 
SERVIÇO 
Estação Rio 
Data: 10 de setembro (domingo) 
Atrações: Xande de Pilares / A Turma do Pagode 
Horário: A partir das 18h 
Local: Campo do Bairro Rosane – São Gonçalo 
Endereço: Rua Silvério de Freitas, esquina com Rua Alvarenga Peixoto 
Entrada gratuita 
Classificação livre

TEXTO: Site da PMSG
FOTO: Retirada da Internet





JANOT DENUNCIA DILMA, LULA E EX-MINISTROS AO SUPREMO

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ontem à noite ao Supremo Tribunal Federal (STF) a ex-presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci pelo crime de organização criminosa.
Também foram denunciados a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o ex-ministro Paulo Bernardo, marido da parlamentar, e os ex-tesoureiros do PT João Vaccari e Edinho Silva.
Na denúncia, Janot sustenta que os acusados formaram uma organização criminosa no Partido dos Trabalhadores para receber propina desviada da Petrobras durante as investigações da Operação Lava Jato.
"Pelo menos desde meados de 2002 até 12 de maio de 2016 , os denunciados, integraram e estruturaram uma organização criminosa com atuação durante o período em que Lula e Dilma Rousseff sucessivamente titularizaram a Presidência da República para cometimento de uma miríade [grande número] de delitos, em especial contra a administração pública em geral", sustenta Janot.
Defesa 
Em nota, a defesa do ex-presidente Lula classificou a denúncia da PGR como uma ação política e “sem qualquer fundament
A defesa de João Vaccari disse que a denúncia é “surpreendente” e “totalmente improcedente”. Segundo o advogado Luiz Flávio Borges D'Urso, Vaccari cumpriu seu papel, como então tesoureiro do PT, de solicitar doações legais destinadas ao partido, as quais sempre foram depositadas na conta bancária partidária, com respectivo recibo e a prestação de contas às autoridades competentes, “tudo dentro da lei e com absoluta transparência”.
O advogado de Guido Mantega, Fábio Tofic, disse que causa estranheza que a PGR resolva oferecer denúncia baseada nas palavras de delatores, sem uma verificação mínima, no mesmo dia em que vem à tona a “desfaçatez dos delatores, pela própria PGR”.
Em nota, o ex-coordenador financeiro da campanha de Dilma em 2014, Edinho Silva, afirma que sempre agiu de forma ética e legal e que não tem dúvidas que todos os fatos serão esclarecidos e que a Justiça vai prevalecer.
A assessoria da ex-presidente Dilma Rousseff informou que ainda não tem um posicionamento sobre o assunto. A defesa de Palocci disse que só vai se manifestar nos autos do processo.
A senadora Gleisi Hoffmann declarou que a denúncia busca criminalizar a política e o Partido dos Trabalhadores.

TEXTO: Site da Agência Brasil - EBC 
FOTO: Retirada da Internet




segunda-feira, 4 de setembro de 2017

HOMEM MORRE APÓS TROCAR TIROS COM A POLICIA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO


Após assaltar, junto com outro homem, um bar no bairro do Flamengo, Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro e balear um policial reformado que tentou evitar o crime, um homem morreu em meio à intensa troca de tiros com policiais militares, na tarde deste domingo, na Avenida General Justo, no Centro do Rio de Janeiro.
Tudo começou por volta das 16 horas, quando um PM do 2º BPM (Botafogo) que  patrulhava a Praia do Flamengo em uma motocicleta, foi acionado por denúncia de que criminosos haviam baleado um policial reformado em frente ao restaurante Belmonte.
Quando o policial chegou ao local, juntamente com equipe do policiamento do Aterro Presente, dois homens que estavam em um Honda City efetuaram diversos disparos contra os militares e. depois seguiram em fuga, com um refém, que era o proprietário do veículo, em direção ao Túnel Marcelo Alencar, no Centro.
Policiais organizaram um cerco à dupla, na altura de um Quartel da Aeronáutica, existente na Avenida General Justo e conseguiram interceptar os criminosos, um deles se entregou, já o outro armado com uma pistola, reagiu à abordagem e trocou tiros com os policiais sendo baleado e morto no local. A ocorrência foi registrada na delegacia do Catete.

FOTO: Divulgação