domingo, 20 de maio de 2018

Desenvolvimento Social oferta em São Gonçalo, 375 vagas em cursos profissionalizantes através do PRONATEC

A qualificação através da profissionalização é um dos objetivos de quem deseja ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. E uma parceria entre o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo irá garantir 375 vagas em qualificação para os gonçalenses. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas em todos os 19 CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) da cidade. Todos os cursos serão na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). 
Com duração de três meses, os cursos serão oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), nos polos Gradim e Colubandê, e serão divididos por turnos, contemplando os níveis fundamental e médio. Os alunos ainda terão ajuda de custo com o valor da passagem municipal de ida e volta, e um valor para o lanche. 
As inscrições seguem até o dia 28 de maio, e os interessados deverão fazê-la no CRAS da sua região. Para isso devem estar munidos de identidade, cpf, comprovante de residência e número do NIS. Aqueles que não possuem o número do NIS poderão realizar o cadastro único no momento da inscrição. 
Modalidades 
- Manhã: assistente financeiro, almoxarife, assistente de logística, recepcionista; 
- Tarde: assistente de recursos humanos, assistente administrativo, assistente de logística; 
- Noite: montador e reparador de computadores, inglês básico, espanhol básico, organizador de eventos, assistente de secretaria escolar e operador de computador. 
PRONATEC - Tem como finalidade ampliar a rede de oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações. Dentre os seus objetivos estão a ampliação do acesso gratuito em instituições públicas e privadas, a ampliação das oportunidades de capacitação para trabalhadores de forma articulada com as políticas de geração de trabalho, emprego e renda. 
SERVIÇO 
Polo Gradim 
Rua Manoel Duarte, 993, telefone: 2725-9165 
Polo Colubandê 
Rodovia Amaral Peixoto, Km 11, Rua Augusto Rush, s/nº, telefone: 3605-7787

TEXTO E FOTO: Site da PMSG


PRESO MILICIANO QUE ATUAVA JUNTO COM O TRÁFICO NA PRAÇA SECA EM JACAREPAGUÁ

A Polícia Federal, em uma ação da Operação União Rio, juntamente com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, prendeu, na manhã de hoje (20/05/18), Helio Albino Filho, o Lica, um dos chefes da milícia que atua na região de Jacarepaguá. 
O preso é suspeito de ter se aliado a uma facção criminosa para que traficantes de drogas pudessem agir na comunidade conhecida como Bateau Mouche,  situada na Praça Seca, onde, desde a última quinta-feira, ocorre uma grande operação das Forças de Intervenção.
O miliciano estaria diretamente envolvido nos constantes confrontos que vinham ocorrendo na região e também foi autuado em flagrante pelo crime de uso de documento falso e porte de arma de uso restrito.  Na operação de hoje, foram apreendidas duas pistolas, uma de calibre .40, e outra de calibre. 45, essa última com kit rajada;  além de R$23.900,00 em dinheiro, um carro e munição. 
As ações que resultaram na prisão fazem parte da Operação União Rio, que tem como objetivo a integração das forças de segurança, também contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e foi uma decorrência da troca de informações de inteligência entre as forças participantes. 




quarta-feira, 16 de maio de 2018

Banco Central mantém taxa básica de juros em 6,5% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu hoje (16) manter os juros básicos da economia brasileira em 6,5% ao ano. A decisão surpreendeu o mercado, que esperava uma redução da taxa.
A decisão interrompeu um ciclo de 12 quedas consecutivas e foi tomada por unanimidade entre os integrantes do Conselho. A taxa Selic, no entanto, permanece no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, há 32 anos.
Analistas financeiros e o próprio BC sinalizavam que poderia haver ainda mais um corte na taxa, de 0,25%, antes da interrupção da queda, mas o cenário externo mais volátil influenciou a decisão do Copom de não reduzir os juros dessa vez.
O cenário externo tornou-se mais desafiador e apresentou volatilidade. A evolução dos riscos, em grande parte associados à normalização das taxas de juros em algumas economias avançadas, produziu ajustes nos mercados financeiros internacionais. Como resultado, houve redução do apetite ao risco em relação a economias emergentes", diz um trecho da ata do Copom.
A decisão ocorre dias depois do país enfrentar uma valorização expressiva do dólar no mercado de câmbio. Em quatro dias seguidos de pregão, a moeda norte-americana sofreu valorização de 3,71% e encerrou o dia de hoje negociada a R$ 3,694. Para o governo, a alta é um movimento de curto prazo.
De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março, o nível mais baixo até então. Quanto menores os juros básicos, menores são os custos do crédito com incentivos para a produção e o consumo.
A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumula 2,76% nos 12 meses terminados em abril, abaixo do piso da meta de inflação, que é de 3%. O centro da meta de inflação em 2018 é de 4,5%, com limite inferior de 3% e máximo de 6%. Para 2019, a meta é 4,25% com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%.
No comunicado em que anunciou a decisão de hoje de manter a taxa Selic em 6,5% ao ano, o Copom informou que o comportamento da inflação permanece em uma tendência favorável, com preços mais sensíveis aos juros e ao ciclo econômico em níveis baixos. "O Comitê julga que o comportamento da inflação permanece favorável, com diversas medidas de inflação subjacente em níveis ainda baixos, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária", afirma a nota.
O ritmo de corte já vinha caindo. Entre abril de setembro do ano passado, o Copom havia reduzido a taxa em 1 ponto percentual a cada reunião. Em outubro, o corte foi de 0,75, passando para 0,5 ponto em dezembro e para 0,25 ponto percentual nas reuniões seguintes, entre fevereiro e março, até a interrupção de queda agora.
Inflação
O mercado financeiro também reduziu essa semana a projeção para a inflação, medida pelo IPCA, de 3,49% para 3,45%, para este ano. Para 2019, a estimativa foi ajustada de 4,03% para 4%.Do fim de 2016 ao fim de 2017, a inflação começou a diminuir por causa da recessão econômica, da queda do dólar e da supersafra de alimentos. Depois de uma pequena subida no fim do ano passado, por causa dos reajustes dos combustíveis, os índices voltaram a cair no início deste ano. O recuo foi motivado por novas quedas nos preços dos alimentos e dos serviços, setor ainda afetado pela demora na recuperação da economia.
Crédito e crescimento
A taxa Selic é o índice que modula os juros cobrados na economia e tornam o acesso ao crédito mais ou menos caro, podendo estimular a economia por meio do aumento da produção e do consumo. Para o Copom, no comunicado em que oficializou a manutenção dos juros em 6,5% ao ano, "os últimos indicadores de atividade econômica mostram arrefecimento, num contexto de recuperação consistente, mas gradual, da economia brasileira". 
Segundo o boletim Focus mais recente, os analistas econômicos projetam crescimento de 2,51% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços produzidos pelo país, em 2018. A estimativa decrescente coincide também com a queda de 0,13% no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, anunciado também hoje. Nos 12 meses encerrados em março, o indicador apresentou crescimento de 1,05%. No próximo dia 30, é a vez do IBGE anunciar o resultado oficial do PIB no trimestre encerrado em março.

TEXTO: Agência Brasil
FOTO: Retirada da Internet



terça-feira, 15 de maio de 2018

Quinta feira tem estréia para criançada no cinema em São Gonçalo

Uma produção alemã, o longa metragem de animação “A Abelhinha Maya: O Filme”, é uma das e streias desta semana no cinema em São Gonçalo, RJ. Distribuido pela PlayArte, o filme do diretor Alexs Stadermann conta a história de Maya, uma abelhinha muito querida, que está a procura de diversão junto com seu melhor amigo, Willy.
Um dia, acidentalmente, ela surpreende de maneira negativa a Imperatriz de Buzztropolis, e como consequência, é forçada a participar dos Jogos de Mel e assim salvar sua colmeia. Na competição, a abelhinha conhece novos amigos, além de adversários extremamente habilidosos, e enfrenta situações inéditas e desafiadoras. 
Em São Gonçalo, RJ, o filme será exibido no Cinépolis São Gonçalo Shopping, Rodovia Govenador  Mário Covas (BR 101), 100 - Boa Vista, São Gonçalo, onde tem sessões às 13:10, 14:15 e 15:10.




segunda-feira, 14 de maio de 2018

Direito à manifestação deve ser garantido, dizem debatedores

O direito a manifestações e protestos pacíficos nas ruas foi defendido com veemência durante reunião pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (14/5/18). Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que foram agredidos e reprimidos com violência pela Polícia Militar durante manifestações em abril, em frente ao Ministério da Educação (MEC), participaram da reunião. A manifestação seria em favor de mais recursos para a UnB, mas a repressão impediu o ato. 
Vídeos desses confrontos foram expostos durante a reunião. Victor Brito Bezerra, estudante de Letras da UnB, oriundo das periferias de Brasília, foi um dos presos na manifestação de 26 abril.
"Os estudantes da UnB são considerados privilegiados pelo MEC... privilégio, privilégio... Papel barato, que por ter saído da favela e ter descoberto que pode ser livro, que pode ser conhecimento, passa a ser amassado pela ponta da caneta do Estado. E é aí que nasce o signo da linguagem da violência. Nasce na pele, no machucado, no corte, na bala de borracha, no gás lacrimogêneo, no correr para não ser pisoteado pela cavalaria. Nasce na bomba de efeito moral...", relatou.
Sandra Nascimento, do Coletivo de Advogados Populares Independentes, disse que teve suas prerrogativas profissionais desrespeitadas, quando acompanhou os estudantes presos à delegacia. Ela defendeu a desmilitarização das polícias. "É uma reivindicação segura e correta, dentro de uma sociedade democrática, que não pode admitir que, em nome da segurança pública, que em nome da defesa de direitos, se faça violações a direitos, por conta de uma estrutura hierarquizada e autoritária como é a corporação militar e a corporação policial em geral."
"O principal recado nessa audiência é que a liberdade de manifestação, prevista na Constituição brasileira, seja garantida pelas autoridades brasileiras", completou o representante do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Leonardo Pinho.
Controle Externo
Procuradora Federal dos Direitos de Cidadão, Débora Duprat, lembrou aos deputados que o Ministério Público exerce controle externo das atividades policiais. "O que a gente vem verificando é que pouco se faz nessa área que a gente chama de policiamento ostensivo, da polícia nas ruas. Aparentemente, nessas horas, ninguém filma, ninguém registra e ninguém toma providências adequadas para fazer cessar esse estado de coisas", lamentou. 
Os promotores de Justiça do Distrito Federal responsáveis por esse controle foram convidados, mas não compareceram.
Procedimentos
Os integrantes da Comissão de Direitos Humanos vão reunir as forças de segurança para negociar procedimentos para as manifestações, conforme informou a deputada Érika Kokay (PT-DF): "Convidamos a Secretaria de Segurança, a Polícia Militar, a Polícia Civil, aqui do Distrito Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil, uma série de entidades para nós tentarmos um acordo de procedimentos para as próximas manifestações, porque não podemos admitir esse nível de violência que a polícia impetrou contra os manifestantes", afirmou.
A reunião dos integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados com as forças de segurança ocorrerá no próximo dia 29.

TEXTO: Agência Câmara Notícias
FOTO: Luis Macedo/Câmara dos Deputados


domingo, 13 de maio de 2018

PM que matou ladrão na porta da escola recebeu homenagem no Dia das Mães

A cabo da Polícia Militar Kátia Sastre, foi homenageada pelo governador Márcio França neste Dia das Mães. A homenagem se deu pelo fato de que ontem (sábado, 12/5/18) a Policial estava de folga e reagiu a um assalto na porta da escola onde a filha estuda, em Suzano, na região metropolitana de São Paulo, baleando  levando o ladrão à óbito.
Alvejado na perna e no peito, o ladrão foi surpreendido no momento em que tentava fazer um arrastão em um grupo de pais, na entrada de uma escola particular no Jardim dos Ipês, em Suzano. 
O ladrão aproveitou o momento anterior à abertura dos portões do Colégio Ferreira Master para anunciar o assalto. Enquanto o homem começa a revistar um segurança do colégio, que estava sob a mira de sua arma, a policial militar sacou a pistola e atirou contra o agressor. 
A policial é mãe de duas meninas que estudam no colégio. Ela estava na escola, para assistir uma homenagem às mães. Câmeras de segurança filmaram toda ação e as cenas foram espalhadas pelas redes sociais.
Kátia recebeu flores do governador como forma de agradecimento. Ao entregar o buquê, o governador destacou que a própria policial solicitou socorro médico para o homem, como já está previsto no treinamento policial. Por ter agido rápido sem deixar feridos, França disse que a PM é um exemplo para outros policiais.
"Quero agradecer sua coragem. Uma coragem que é de nossos PMs, que são treinados e preparados", afirmou o governador. E completou: "A cabo Kátia agiu por dois importantes motivos, em defesa da sociedade e de suas filhas, de sua família"
"A gente é preparado para isso. Temos treinamento, temos que pensar muito rápido. É para isso que estamos nessa profissão, para defender vidas. Foi isso o que fiz", disse a policial.
 


quarta-feira, 2 de maio de 2018

PLANO DE CARGOS DA SAÚDE É SANCIONADO COM VETOS

Entrou em vigor nesta quarta-feira (02/05/18) o Plano de Cargos e Remuneração dos servidores da Saúde estadual. A medida foi estabelecida pela Lei 7.946/18, de autoria do Executivo, sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada em Diário Oficial de hoje. O plano, que reestrutura os cargos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado (Iaserj), teve os artigos que acarretariam em aumento de despesa vetados pelo governador.Na justificativa para vetar os dispositivos que concederiam reajustes à categoria, o governador Luiz Fernando Pezão lembrou que a medida tinha o objetivo de corrigir uma "injustiça histórica", mas os aumentos nas remunerações são vedados pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF). No projeto original, o Executivo condicionava reajustes ao término do RRF, que pode ser prorrogado até 2023. Os deputados da Alerj modificaram esse artigo, passando a condicionar sua aplicação a uma autorização pelo Conselho de Supervisão do RRF, órgão do Ministério da Fazenda.Para o governador, essa medida poderia causar a saída do Rio do plano de ajuda Federal. "Essa disposição, caso aplicada, comprometeria irremediavelmente a manutenção do Estado no RRF. Esse é um risco que não se pode pensar em assumir", justificou o governador. Segundo ele, o veto parcial vai permitir o início da reestruturação da carreira, e as eventuais alterações na remuneração poderão ser objeto de novos projetos de lei no futuro.

TEXTO: Site da ALERJ
Foto: Thiago Lontra / ALERJ