sexta-feira, 30 de março de 2018

BIBLIOTECA PARQUE MARIELLE FRANCO RETOMA SUAS ATIVIDADES

Em uma área de 2.300 m², com um acervo de 25 mil livros e 900 filmes em DVDs, foi reaberta, nesta quinta-feira (29/03/18), a Biblioteca Parque de Manguinhos, batizada com o nome de Marielle Franco, em homenagem à vereadora que lutou em defesa dos direitos humanos e viveu no Complexo da Maré.
Inspirada em experiências bem sucedidas de bibliotecas similares na Colômbia, a Biblioteca Parque foi inaugurada, em Manguinhos, em 29 de abril de 2010, como a primeira biblioteca parque do país.
A biblioteca é também um espaço cultural e de convivência, que oferece à população ampla acessibilidade, dispondo, ainda, do Cine Teatro Eduardo Coutinho, com capacidade para 200 lugares.
Participaram da cerimônia de reabertura o governador Luiz Fernando Pezão, a primeira dama do Estado, Maria Lúcia Horta Jardim, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, o secretário estadual de Cultura, Leandro Sampaio Monteiro, o deputado estadual e ex-secretário de Cultura, André Lazaroni, o vereador Tarcísio Motta e a família de Marielle Franco – os pais Marinete e Antônio Francisco da Silva e a viúva Monica Tereza Benício.
Muito emocionada, Marinete da Silva, agradeceu o carinho de todos e ressaltou que Marielle sempre acreditou em seus ideais e projetos sociais.
- Era uma gigante em tudo que fazia. Sempre trabalhou muito em todos os setores da sociedade. E que todos vocês continuem a preservar a memória de Marielle – concluiu Marinete.
O governador declarou que a homenagem a Marielle Franco é simbólica e reafirma a convicção de combate à violência.
- Ter o seu nome na Biblioteca Parque possui um simbolismo: o da resistência, o da luta pela igualdade das pessoas. Nós vamos reabrir as bibliotecas. Tenho ampla convicção de que vamos combater a violência através da educação e da cultura. – afirmou o governador.
A reabertura da rede de bibliotecas-parque é um dos compromissos prioritários do governo do estado. No dia 19 de fevereiro, o governador e o secretário de Cultura reabriram a Biblioteca Parque da Rocinha. Nos dois equipamentos, servidores da Superintendência da Leitura e do Conhecimento e de outras áreas da secretaria são os responsáveis pela gestão até que seja realizada uma licitação para contratar pessoal de apoio técnico.
- Esse esforço conjunto de reabertura das bibliotecas fortalece a importância da leitura, do livro e do conhecimento. A Biblioteca Parque de Manguinhos voltará a proporcionar, principalmente a crianças e adolescentes, um ambiente de cultura e conhecimento seguro e agradável. Ela foi a origem de grupos locais de teatro e dança e tem potencial para muito mais. Com o apoio da população, vamos torná-la referência de equipamento cultural do estado. – declarou o secretário Leandro Monteiro.
A Biblioteca Parque Marielle Franco tem como madrinha a Academia Brasileira de Letras, que oferece apoio com a doação de livros e consultoria sobre a aquisição de novos títulos e programação de seminários. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

TEXTO E FOTO: Site do Governo do Estado do Rio de Janeiro



  t






quarta-feira, 28 de março de 2018

PREFEITURA DE NITERÓI REGULAMENTA LEI DOS CERVEJEIROS

O prefeito de Niterói - RJ, Rodrigo Neves (foto), assinou ontem (27/3/18) o decreto que regulamenta a lei nº 3288, que reconhece e valoriza a fabricação de cerveja artesanal no município. Em maio de 2017, a lei já fora sancionada e a regulamentação será, em breve, publicada em Diário Oficial. A expectativa é de que, através do Niterói Cervejeiro, a Prefeitura promova a geração de emprego e renda no município.
De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, o objetivo é que o Niterói Cervejeiro se torne um dos melhores programas de incentivo ao setor do Estado do Rio de Janeiro.
“A cidade tem muitos empreendedores competentes, visionários, e a Prefeitura de Niterói vem para somar. Vamos investir para fortalecer os eventos do setor. A regulamentação, criando um selo e o licenciamento ambiental, é um incentivo ao produtor”, defendeu.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, apontou que a iniciativa quer dar a chance ao produtor artesanal de estabelecer e expandir seu negócio, respeitando a regulamentação municipal.
“A lei dos cervejeiros era um sonho para quem produzia em Niterói, mas não tinha como se instalar, nem contava com esse conjunto de práticas socioambientais e sanitárias. É mais uma vocação da cidade, um segmento que já existia e agora passa a contar com nosso apoio massivo”, disse.
O presidente da Câmara, Paulo Bagueira, parabenizou a aposta da Prefeitura de Niterói no trabalho dos cervejeiros.
“A sanção da lei gera emprego e movimenta a economia. Vamos criar um novo circuito no município e queremos que a cidade se aproxime do produtor de cerveja de Niterói”, disse.
Para o presidente da Associação de Cervejarias de Niterói (NitCerva), Guilherme Rebelo, a tendência é que o produtor niteroiense passe a ter mais facilidade para desenvolver seu trabalho.
“Empreender no Brasil é muito difícil. Iniciativas como essa fortalecem o mercado e estimulam o nosso crescimento. Precisamos de eventos, precisamos de oportunidades para movimentar a cidade. A cerveja une as pessoas. Temos a faca e o queijo na mão para elaborarmos um calendário muito bacana nos próximos anos”, contou.
O decreto prevê, entre outros, que os eventos promovidos pela Prefeitura de Niterói possam incluir espaços próprios destinados à comercialização e/ou promoção de cervejas. Para o produtor Rodrigo Sarruf, esse é um dos pontos mais essenciais da regulamentação.
“Uma das maiores dificuldades para o pequeno produtor é a participação em grandes eventos. Ter a possibilidade de receber o apoio da prefeitura e ampliar a participação do cervejeiro é muito importante para nós”, ressaltou.
O decreto municipal institui, ainda, as diretrizes para concessão do Selo Niterói Cervejeiro. Os interessados em receber o Selo devem fazer solicitação à Seden, que passará por avaliação de uma Comissão formada por representantes da Secretaria de Cultura, Secretaria de Meio Ambiente, da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Universidade Federal Fluminense e da FIRJAN.

TEXTO: Site da Prefeitura Municipal de Niterói
FOTO: Retirada da Internet





terça-feira, 27 de março de 2018

COMBATE AO TRABALHO INFANTIL EM SÃO GONÇALO

Mais de 1 milhão de crianças e adolescentes em todo Brasil estão em situação de trabalho infantil. Como forma de enfrentamento e auxílio na formação dos profissionais da rede pública, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo realizou, nesta terça-feita (27/3/18), o lançamento do manual de orientação sobre a proteção de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, no Ministério Público do Trabalho (MPT). 
"Infelizmente ainda existem muitas pessoas que pensam que uma criança precisa trabalhar para que ela seja educada para a vida. O que as crianças precisam é ter direito ao acesso a cultura e educação. Quando assumi a secretaria pude constatar que os recursos para a erradicação do trabalho infantil estavam bloqueados por falta de projetos e iniciativas nesse sentido das outras gestões. Mas nós queremos e vamos mudar essa realidade, dando visibilidade ao tema e trabalhando duro para que as crianças e adolescentes de São Gonçalo tenham qualidade de vida", disse o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa. 
Além do lançamento, o encontro, que reuniu profissionais e equipes técnicas da rede de assistência, teve por objetivo dar o pontapé inicial em uma agenda comum e intersetorial de formação com profissionais da gestão pública no mapeamento e combate do trabalho infantil em São Gonçalo. Tendo como público alvo, inicialmente, professores e agentes comunitários. 
De acordo com a legislação brasileira, a idade mínima para ingressar no mercado de trabalho é de 16 anos, desde que esteja registrado e não seja exposto a abusos e situações de violência física e psicológica. Para Danielle Carvalho, Promotora da Infância e Juventude de São Gonçalo, o lançamento do manual e o planejamento de uma agenda comum abre uma nova fase na erradicação do trabalho infantil na cidade. 
"O Ministério Público fica extremamente feliz em sediar o lançamento desse instrumento tão importante no combate ao trabalho infantil. Temos a consciência da importância desse tema e o quanto essa iniciativa abre uma nova fase com mais integração e efetividade nessa luta que só irá caminhar com a união dos diversos setores da rede de proteção a criança e ao adolescente", disse a promotora. 
Em 2017, com o objetivo de acolher essas crianças e adolescentes e garantir o acesso básico a educação e uma infância saudável, a Secretaria de Desenvolvimento Social iniciou o Serviço Especializado em Abordagem social para Crianças e Adolescentes (SEACA). 
De acordo com o mapeamento do SEACA, realizado de junho a outubro do último ano, 82% das crianças nas ruas de São Gonçalo realizam trabalho infantil. Apenas 1% por conta do uso de drogas, a maioria está nas ruas para complementar a renda em casa ou por falta de oportunidades e incentivos a outras atividades. Cerca de 70% são meninos, de 15 a 17 anos, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compõe o grupo de três a cada quatro, entre crianças e adolescentes em trabalho infantil: meninos negros. 
Formado por educadores e assistentes sociais, o Serviço especializado realiza ações de mapeamento de crianças em situação de vulnerabilidade em toda a cidade, buscando identificar situações de abandono/ negligência, abuso/exploração, situação de rua e trabalho infantil.

TEXTO: Site da Prefeitura Municipal de São Gonçalo -  RJ
FOTO: Lucas Alvarenga





segunda-feira, 26 de março de 2018

CÂMARA PODE VOTAR SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA NA TERÇA-FEIRA

O plenário da Câmara dos Deputados pode votar na terça-feira (27/3/18) o Projeto de Lei 3734/12, que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Tratado como prioridade do Congresso Nacional neste ano, o projeto tem o objetivo de integrar e tornar mais eficaz a ação dos órgãos de segurança e defesa social.
De acordo com o relator da proposta, deputado Alberto Fraga (DEM-DF), a proposta tem como eixo central a integração entre os órgãos policiais para que os entes federados compartilhem informações com o Ministério da Segurança Pública. “O ministério vai cadastrar todas as informações e elas devem ser compartilhadas com todos os operadores da segurança pública”, diz.
De acordo com o projeto de lei, a criação do Susp tem a finalidade de proteger as pessoas e seus patrimônios, por meio da atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada. O texto estabelece como integrantes operacionais do Susp a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Civis, as Polícias Militares, os Corpos de Bombeiros Militares, as Guardas Municipais, os agentes penitenciários, os agentes socioeducativos e os peritos.
Segundo o relator da proposta, o projeto traz diretrizes e não deve gerar novas despesas para os cofres públicos. No entanto, o texto prevê que a União implemente um sistema padronizado, informatizado e seguro que permita o intercâmbio de informações entre os integrantes do Susp.
Pelo texto, os sistemas estaduais, distrital e municipais serão responsáveis pela adoção dos respectivos programas, ações e projetos de Segurança Pública, com liberdade de organização e funcionamento.

Coordenação

O funcionamento do Susp envolve operações combinadas, planejadas e desencadeadas em equipe, além de estratégias comuns para atuação na prevenção e controle de crimes. O texto também estabelece a aceitação mútua dos registros de ocorrências e dos procedimentos de apurações, e o compartilhamento de informações, inclusive com o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). A integração também prevê a unificação da utilização de métodos e processos científicos em investigações.
O PL estabelece que o Ministério da Segurança Pública fixará, anualmente, metas de desempenho e usará indicadores para avaliar os resultados das operações. O texto define ainda a criação de conselhos para “propor diretrizes para as políticas públicas de Segurança Pública e Defesa Social, considerando a prevenção e a repressão da violência e da criminalidade”.
A medida também prevê que União, estados e municípios criem órgãos de ouvidoria, que receberão representações, denúncias, reclamações, elogios e sugestões de qualquer pessoa sobre as ações e atividades dos profissionais e membros do Susp.

Sinesp

O texto institui também o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), que tem a finalidade de armazenar, tratar e integrar informações sobre segurança pública e defesa social, sistema prisional e execução penal e o enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas.

TEXTO;  Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil
FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil






domingo, 25 de março de 2018

PM PRENDE DOIS EM SÃO GONÇALO - RJ

Policiais Militares do 7º BPM (Alcântara – São Gonçalo -   RJ) prenderam na noite de Sábado (24.03.2018) um homem que em companhia de um menor tentava roubar um auto marca VW, modelo Gol, com uso de arma de fogo, na rua Coronel. Serrado, s/nº, Bairro Zé Garoto, em São Gonçalo, RJ.
A prisão da dupla só foi possível, depois que  os policiais em patrulhamento na citada Rua, avistou dois elementos, depois identificados como Werley Monteiro dos Santos, 18 anos e X, 16 anos, tentando roubar um automóvel, com uso de arma de fogo. Neste momento, ao avistar a guarnição, os dois meliantes tentaram se desfazer do revólver calibre 38, de marca Rossi, com numeração raspada,  vindo a jogá-lo dentro de uma residência.
Após a abordagem de ambos, foi arrecadada a arma de fogo e a dupla foi conduzida à DP para apreciação do Dr. Delegado de Polícia que determinou a prisão de ambos por porte ilegal de arma de fogo.




sexta-feira, 23 de março de 2018

“Tomb Raider: A Origem”, é uma das opções nas telas gonçalenses

Uma das opções da semana nas telas do cinema para quem mora em São Gonçalo e região, é o longa metragem “Tomb Raider: A Origem”,  dirigido por Roar Uthaug cineasta norueguês, formado pela Escola Norueguesa de Cinema em 2002. O filme que traz no elenco nomes como Alicia Vikander, Hannah John-Kamen, Walton Goggins, Kristin Scott Thomas e Dominic West, conta a história de Lara Croft independente filha de um excêntrico aventureiro que desapareceu quando ela mal tinha chegado à adolescência. 
Agora, uma jovem de 21 anos sem nenhum foco ou propósito na vida, Lara faz entregas de bicicleta nas caóticas ruas de Londres, ganhando apenas o suficiente para pagar o aluguel. Determinada a forjar seu próprio caminho, ela se recusa a tomar as rédeas do império global de seu pai com a mesma convicção com que rejeita a ideia de que ele realmente se foi.
 Aconselhada a enfrentar os fatos e seguir em frente depois de sete anos sem seu pai, Lara busca resolver o misterioso quebra-cabeças de sua morte, mesmo que nem ela consiga entender a sua motivação. Deixando tudo para trás, ela parte em busca do último destino em que ele foi visto: um lendário túmulo em uma mítica ilha possivelmente localizada ao longo da costa do Japão. Mas sua missão não será fácil, já que a jornada para a ilha será traiçoeira. De repente, os riscos não podem ficar mais altos para Lara, que – contra todas as probabilidades e armada apenas com sua mente afiada, fé cega e espírito naturalmente obstinado – deve aprender a ultrapassar seus limites enquanto viaja para o desconhecido. 
Se sobreviver aos perigos dessa aventura, ela pode enfim encontrar um propósito para sua vida e tornar-se digna do nome Tomb Raider. O filme tem sessão às 16:00, 18:30 e  21:00, no Cinespaço localizado no Partage Shopping São Gonçalo
Avenida  Presidente. Kennedy, 425 - Centro, São Gonçalo. Telefone: (21) 2606-4855.




quinta-feira, 22 de março de 2018

DEPUTADOS QUEREM MAIS RECURSOS PARA INTERVENÇÃO FEDERAL NO RIO

A comissão externa da Câmara que acompanha a intervenção federal no Rio de Janeiro quer garantir R$ 3 bilhões para a segurança no estado. Integrantes da comissão e representantes do Observatório Legislativo da Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro (Olerj) estiveram Na última segunda-feira (19/3/18) com o interventor federal, general Braga Netto, e com o secretário da Segurança do Rio de Janeiro, Richard Nunes.
O general apresentou informações sobre o que foi feito até o momento – a intervenção acaba de completar um mês – e um planejamento das próximas ações, mas os deputados estão preocupados com o planejamento orçamentário das ações. 
O coordenador da comissão externa, deputado Hugo Leal (PSB-RJ), afirmou que mesmo com o anúncio do governo federal de destinar cerca de R$ 1 bilhão para as ações, ainda será preciso achar outras fontes de recursos para manter a intervenção até o final do ano, pois a estimativa de gastos é de pelo menos R$ 3 bilhões.
“Há necessidades que nos foram apresentadas: R$ 1,6 bilhão de passivo, de custeio de anos anteriores; R$ 1,5 bilhão para ações e investimentos futuros; e na área de pessoal, um passivo de R$ 700 milhões, na Polícia Militar. Cabe a nós como legisladores federais, a pressão ao governo federal para que possa disponibilizar esses recursos”, disse Leal.
Participaram da reunião, além de Leal, a relatora dos trabalhos, Laura Carneiro (DEM-RJ); e os deputados Alessandro Molon (PSB-RJ); Benedita da Silva (PT-RJ); Chico Alencar (Psol-RJ); Felipe Bornier (Pros-RJ); Glauber Braga (Psol-RJ); Indio da Costa (PSD-RJ); Jandira Feghali (PCdoB-RJ); Jean Wyllys (Psol-RJ); Marcelo Delaroli (PR-RJ); Marcelo Matos (PHS-RJ); Mário Heringer (PDT-MG); Otavio Leite (PSDB-RJ); Pedro Paulo (PMDB-RJ); e Zé Augusto Nalin (DEM-RJ); todos integrantes do colegiado; e Celso Pansera (PT-RJ). Representantes do Senado e da Câmara Municipal do Rio também acompanharam o encontro.
Na reunião, os parlamentares também cobraram celeridade nas investigações do assassinato, na semana passada, da vereadora Marielle Franco, do Psol, e do motorista Anderson Gomes.

TEXTO: Agência Câmara Notícias
FOTO: Alessandro Dias